A celebração realizada na Paróquia São Gonçalo, em Contagem, teve a presença de mais de 10 mil pessoas.
Em sua homilia, o arcebispo parabenizou todos os contagenses: "A presença do povo é que é responsável por esta história de 100 anos. É a vida de um povo que conta a história centenária de Contagem. É a história de todos que formam essa sociedade, de grande importância no Estado de Minas Gerais e no cenário das grandes cidades do nosso Brasil." Dom Walmor ressaltou ainda: "A dignidade humana é o horizonte que faz essa cidade plural e complexa semear a paz e a justiça".
Ao final da Celebração, a prefeita de Contagem agradeceu as palavras do arcebispo e a presença da comunidade: "Agradecemos a todos e a Deus por estarmos aqui e fazermos parte dessa história. Foi aqui, em torno da Matriz de São Gonçalo, que Contagem cresceu e prosperou. Hoje essa cidade concilia o seu passado de tradição cultural e religiosa com o seu desenvolvimento", disse.
Padre Silvério de Moura, vigário paroquial da Paróquia Jesus Operário, lembrou aos contagenses o que deve estar em primeiro lugar: "Precisamos garantir que nossa cidade seja cada vez mais um lugar de justiça e promoção humana. Não podemos nos esquecer jamais, que a vida humana deve estar sempre em primeiro lugar, em todos os casos, em todas situações", ressaltou.