
Número 6 | 5 de abril de 2013

A Catedral na missão da Igreja servidora
O Núncio Apostólico, dom Giovanni D’Anielo, está em Belo Horizonte para a Celebração Eucarística que marcará o início das obras da Catedral Cristo Rei, no próximo domingo. Segundo dom Giovanni, a Catedral é referência de unidade e espiritualidade da Igreja servidora.

REFLEXÃOEm nossas mãos
Dom Walmor Oliveira de Azevedo
"Será o momento em que se iniciam novas fases, que se sucederão dando forma à edificação, na medida do exercício de solidariedade, apoio e comunhão efetiva de todos".

ESPIRITUALIDADEA oração, segundo Santo Afonso (2)
Pe. Paulo Sérgio Carrara, CSSR
A todos, Deus oferece a graça da oração. Ela é, portanto, acessível. Se formos fiéis à graça da oração, rezaremos e, se rezarmos, receberemos as graças de que necessitamos para viver o Evangelho.
CATEQUESE
Catequistas itinerantes
Neuza Silveira de Souza
“A catequese não deve ser só ocasional, reduzida a momentos prévios aos sacramentos ou à iniciação cristã, mas sim ‘itinerário catequético permanente’. Não pode limitar-se à formação meramente doutrinal, mas precisa ser verdadeira escola de formação integral” (Doc. de Aparecida, n. 298s).
LITURGIA
Liturgia: santificação do humano e culto a Deus
A Constituição Sacrosanctum Concilium (SC), sobre a Liturgia, trata da natureza da liturgia e sua função na vida da Igreja. Foge de conceitos técnicos e abstratos para defini-la e a evidencia como momento histórico em que a “obra de nossa redenção se realiza”. • Síntese Litúrgica
• Sugestão Litúrgica
NOTÍCIAS

Vicariato apresenta Círculo Bíblico
Os Roteiros de Leitura Orante para Encontros Bíblicos, preparados pela Comissão de Publicações do Vicariato Episcopal para Ação Pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte, já estão disponíveis para as paróquias e comunidades. Todos são convidados a percorrer este caminho de evangelização e amadurecimento da fé.

Participe do Coral Cristo Rei: mil vozes cantando durante a Semana Missionária
As inscrições estão abertas para os jovens que desejarem participar. Os ensaios serão realizados em duas etapas: os paroquiais, com a ajuda de regentes voluntários em paróquias estratégicas, e os arquidiocesanos, sempre no último sábado do mês, às 14h.







IMAGENS DA SEMANA


Núncio Apóstolico visita Rede Catedral...
e concede entrevista a Rádio América.

O OLHAR DO TEÓLOGOMorador de rua interpela o cristão
Pe. João Batista Libanio, SJ
Dói-nos olhar para essa situação. Então acorda em nós o sentimento religioso. Ecoam-nos as palavras de Jesus, traduzidas para tal realidade: “Era morador de rua e não fizeste nada para tirar-me dessa situação”.

AÇÃO SOCIAL Dignidade para moradores de rua
A Pastoral de Rua, da Arquidiocese de Belo Horizonte, estima que 2,5 mil pessoas vivem nas ruas da capital mineira. Essa população não tem endereço fixo, não consegue emprego, não possui documentos. Encontra-se em uma situação de alto grau de vulnerabilidade social.

ATUALIDADELibertar-se das drogas: amor antes de tudo
Pe. Osvaldo Gonçalves, SSCC
Hoje, dificilmente vamos encontrar uma família que não sofre com as drogas. O que fazer quando se descobre que um membro da família está usando drogas e anda fazendo coisas que ninguém esperava? Ao perceber isso, não entre em pânico. É hora de conversar.

A VOZ DO SACERDOTEAlegria pascal, tempo de resgatar o sagrado
Pe. Hidelbrando Marques
Alegrai-vos. Ressuscitou de verdade no coração da humanidade o Cristo Jesus filho de Deus. A alegria é verdadeira: oportunidade de renovar nossa própria vida. Encontrar o que está desconexo com o amor que Deus nos pede e recolocar no seu devido lugar.

Nenhum comentário:
Postar um comentário